quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Em cima do muro


O presidente estadual do PDT, deputado federal Damião Feliciano, avisou que o partido só define a política de alianças no mês de junho do próximo ano após uma ampla consulta interna. Ele se mostrou aberto a qualquer aliança e avisou: “Não fechamos com nenhum dos pré-candidatos ao governo do Estado". Damião espera o melhor momento para a escolha, pois é adepto da frase "o apressado come cru".

Aval Democrata

Exclusivo- O senador Efraim Morais tem o aval da direção nacional do partido Democrata para decidir sobre o apoio a pré-candidatura ao governo do Estado do prefeito Ricardo Coutinho. A declaração foi dada ontem por telefone pelo presidente nacional dos Democratas,deputado federal Rodrigo Maia (RJ), que viu com naturalidade a aliança de democratas e socialistas verificada na Paraíba, mesmo estando em lados opostos no plano nacional.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presentinho de natal

A fila de espera deputados federais na anti-sala do ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, era grande ontem. Quase 40 parlamentares, dos quais oito paraibanos, esperavam ansiosamente serem chamados para tentar junto ao ministro a liberação de recursos federais para o Estado. Uma espécie de presentinho de papai noel atrasado. Os deputados federais Damião Feliciano, Romulo Gouveia, Wilson Braga e Wilson Santiago foram recebidos pelo ministro. Agora é esperar a liberação dos recursos e a chegada do "papai noel".

Cabo de Guerra

A interdição da Estação Cabo Branco pela Sudema é mais um resultado dessa luta perigosa entre "Instituições do estado". De um lado o governo e do outro a prefeitura que passaram a praticar um esporte bastante utrapassado "Cabo de Guerra".Ora, se os problemas exitem que sejam resolvidos sem precisar expor ao constrangimento turistas e os próprios moradores de João Pessoa que enchergam na obra assinada por Oscar Niemayer algo importante e referencial em arquitetura moderna.
Pelo pouco que conheço do técnico Antônio Gualberto tenho certeza que o mesmo não tomou uma decisão dessa envergadura sem consultar o governador José Maranhão. Uma prova disso é que ainda pela manhã o secretário de Recursos Hídricos e meio Ambiente Francisco Sarmento propagou nas rádios que a interdição era "inevitável". A ação desatrosa de governo foi tanta que no mesmo dia José Maranhão recuou e admitiu que houve excesso.

Barrado no baile

Confirmaram presença na missa em homenagem a Padre Cícero em Boqueirão nesta segunda-feira (28) o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Efraim Morais (DEM). Cássio divulgou que não vai por ter agendado outro compromisso. O senador Cícero Lucena afirmou que desconhece a festividade que tem como anfitrião o seu suplente de senador Carlos Dunga (PTB).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O grande encontro

Está previsto para o próximo dia 28 de dezembro o encontro em Boqueirão dos possíveis candidatos majoritários da oposição em 2010. Como bom anfitrião Carlos Dunga (PTB) convidou para a festa o pré-candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB) e os pré-candidatos ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM).O senador Cícero Lucena não foi convidado.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Saudade da Tribuna


Para não perder o costume o deputado licenciado, Aguinaldo Ribeiro, em sua posse como secretário de Ciência e Tecnologia fez questão de utilizar a Tribuna do auditório do Paço Municipal."É para não perder o costume". Ricardo Coutinho quando iniciou seu discurso brincou:"vou falar daqui mesmo porque não tenho nenhuma saudade da Tribuna da Assembleia Legislativa. Mesmo que tenha tanta gente querendo me mandar para Brasília", arrematou.

Maranhão corteja Cícero

O governador José Maranhão (PMDB) reafirmou no último sábado, durante confraternização na Granja Santana, que poderá conversar sobre aliança com o senador Cícero Lucena (PSDB). "Não vejo problema nisso, mesmo não sendo do seu grupo político e nem seguindo a ideologia do seu partido".

Mas condena DEM/PSB

Logo em seguida, o governador José Maranhão criticou a aliança do DEM ao PSB dizendo que é da essencia da democracia as alianças, mas é preciso coerencia principalmente de alguém que sempre se classificou como socialista e progressista. Não sei onde está o mérito e a coerência dessa aliança", disparou contra a declaração do prefeito Ricardo Coutinho de que havia um sentimento de inveja dos peemedebistas na aliança dos democratas ao socialista.

Funcionalismo no vermelho

O governador José Maranhão (PMDB) não garantiu a concessão de reajuste para o funcionalismo em 2010 como prevê uma emenda incluída pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) no orçamento 2010."Fazer uma previsão antes de se instalar o exercício financeiro sem sentir a reação da economia do pais e do Estado é muito prematuro. O problema não é ter o orçamento, mas ter dinheiro em caixa". Pelo andar da carruagem os funcionários estaduais continuarão em 2010 com as suas contas no "vermelho". Será que vão querer continuar apostando no vermelho nas urnas?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sem auxílio saúde

Mesmo com a aprovação do Projeto de Resolução na quinta-feira (17) recriando o ressarcimento financeiro para gastos de saúde dos deputados e dos servidores da Assembleia Legislativa, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Arthur Cunha Lima (PSDB), anunciou ontem que não irá promulgar o auxílio saúde pelo fato
de não possuir rubrica própria e nem dotação orçamentária e ir de encontro a uma ação em que Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a verba inconstitucional. Arthur acertou em cheio quando declarou que o projeto é inóquo e que vai de encontro a decisão do STF .Até porque um deputado com salário superior a R$ 12 mil e outras
benesses pode muito bem pagar um bom plano de saúde.Com a palavra os usuários do Sistema Único de Saúde.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Reeleição garantida


O presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, vereador Ednaldo do Edelícia (PR), foi reconduzido ao cargo durante sessão realizada no início da tarde de ontem. Assim como aconteceu nas Câmaras de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande, na última terça-feira (15) os vereadores de Santa Rita mudaram o regimento possibilitando a antecipação da eleição que deveria ocorrer somente em 2010.Como antecipou ontem o "blog do Clóvis" Ednado do Edelícia venceu o pleito com oito votos a favor. Os três parlamentares contra a tese de antecipação foram Olavo Baleia (PMDB), José Paulo (PTB) e Rezende (PR) que não compareceram à sessão.

A composição da mesa para o biênio 2011/2012 é a mesma da atual com Ednaldo do Edelícia (PR); vice-presidente, Edson Severino da Silva (PHS); 1º secretário, Adones Gomes de Araújo Júnior (PMDB); 2ª secretária, Cícera da Nóbrega Silva (PMDB) e 3º secretário, Otávio Cassiano de Souza Silva (PPS). O presidente do legislativo faz oposição ao prefeito Marcus Odilon (PMDB).

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A moda é antecipar eleição...

O atual presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, Ednaldo do Edlícia (PR), deve ser reconduzido hoje à presidencia da casa para o biênio 2011/2012. Aproveitando a experiência da Câmara de João Pessoa e de outros municípios, os vereadores aprovaram na terça-feira (15) a antecipação da eleição para hoje e d evem garantir a vitória do atual presidente com oito votos de maioria. Apenas os vereadores Olavo Baleia (PMDB), José Paulo (PTB) e Rezende (PR) continuam fazendo oposição a Ednaldo.Os demais vereadores passaram esta quarta-feira confinados fora de Santa Rita.

Evangélicos com Ricardo

Depois do DEM agora é a vez do PRB declarar apóio a pré-candidatura ao governo de Ricardo Coutinho (PSB). A decisão do diretório estadual do PRB é um "direto de direita" no senador Roberto Cavalcanti (PRB), aliado do governador José Maranhão (PMDB).Em 2010 a movimentação dos pequenos partidos entre as candidaturas majoritárias será intensa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prefeitos na bagagem

O vice-presidente do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, prevê que até o final do ano Ricardo Coutinho, junto com os partidos que fazem oposição ao atual governo, terão 100 prefeitos aliados em todo Estado. Somente o DEM trouxe na bagagem 37 prefeitos, sem contrabilizar João da Utilar (Sapé) que se posicionou contra a aliança com Ricardo Coutinho. Edvaldo espera ansiosamente o apoio de pelo menos 36 prefeitos tucanos e prevê no próximo ano a adesão de novos gestores nos municípios.

Frente das Oposições


A decisão quase unânime dos Democratas de apoiarem a pré-candidatura ao Governo de Ricardo Coutinho representa um importante passo para a formação de uma ampla frente de oposição no Estado e o isolamento da pré-candidatura de Cícero Lucena (PSDB) ao governo. Agora, a expectativa dos "Ricardistas" é a confirmação do apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima, que traz com ele a maioria dos tucanos. A Cícero resta seguir a decisão da maioria ou aceitar os acenos do governador José Maranhão (PMDB).

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tucanos vestem vermelho


A tucana Maria Ducarmo e o peemedebista Idácio Souto venceram as eleições "fora de época "em Nova Olinda neste domingo (13). Foram 479 votos de maioria da segunda colocada Maria Galdino Neta, dos Democratas, que substituiu seu pai João Raimundo, que teve o registro cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O resultado foi previsível diante das inúmeras derrotas da familia Galdino na justiça eleitoral e do apoio do governador. O que surpreendeu foi ver o número 45 do PSDB nas tradicionais bandeiras vermelhas. Os tucanos ficaram vermelhos e fizeram carnaval em Nova Olinda!


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Detalhes

O superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, afirmou que é muito diferente do prefeito Ricardo Coutinho em pelo menos uma coisa. "Enquanto o prefeito Ricardo Coutinho demostrou que não pretende disputar o Senado por não gostar do clima de Brasília. Eu adoro o clima de lá e por isso estou decidido a disputar uma vaga na Câmara Federal", brincou Júlio.

Candidato a bom presidente

"Em 2010 sou candidato a ser um bom presidente do PT na Paraíba". A declaração foi do presidente eleito do PT, deputado Rodrigo Soares, que afirmou que pretende focar sua atuação nos próximos três anos na condução do PT. Alheio as críticas do deputado federal Luiz Couto, Rodrigo deixou claro que não tentará reeleição na Assembleia Legislativa, mas admitiu que pode disputar uma vaga de deputado federal.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novo embate

O suplente de deputado estadual Ricardo Barbosa poderá enfrentar dificuldades para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa na vaga do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). O motivo: Ricardo Barbosa, que foi eleito pelo PSDB se filiou em outubro ao PSB. O suplente Ariano Fernandes (PSDB) já avisou que vai entrar na justiça eleitoral para ter direito ao mandato. Com a palavra a mesa diretora da Assembleia e a Justiça Eleitoral.

O preço...

O deputado estadual Jeová Campos (PT) criticou agora a pouco o prefeito Ricardo Coutinho pela exoneração do petista Hidelvânio Macedo da secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. "É uma injustiça demitir o companheiro petista só porque votou no deputado estadual Rodrigo Soares para presidente do PT", disparou em entrevista na TV Correio. O preço da decisão de Hidelvânio foi bastante alto. O que se comenta é que Hidelvânio poderá ser aproveitado no governo Maranhão III.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um factoíde

O prefeito Ricardo Coutinho também classificou o viaduto entre as avenidas Rui Carneiro e Beira Rio como mais um "factoíde". Ele foi mais longe e disse que o que existe é uma maquete que nem deste governo é. Mas, ponderou, quando o projeto for encaminhado para a secretaria de Planejamento será analisado de acordo com os critérios técnicos e ambientais. Aliás, o que a Paraíba quer é uma discussão madura e que contribua para a qualidade urbana inclusive porque a obra passaria ao lado de um parque ambiental criado por lei municipal.

Um vice?


O prefeito Ricardo Coutinho destacou que o apoio do ex- deputado Carlos Dunga “ele é um exímio articulador, uma pessoa importante no xadrez político”. Ele disse que o PTB já compõe com o PSB e com outros partidos uma comunhão de forças que podem levar à Paraíba um programa que possa transformá-la, democratizá-la, fazer com que ela se desenvolva. “Porque o que não pode é ficar nessa estagnação, nessa política de factóides, achando que a propaganda é a alma do negócio”, disparou.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fritada de Leitão

O governador José Maranhão (PMDB) junto com os auxiliares Anselmo Castilho (Articulação Governamental) e Edísio Souto (Procuradoria do Estado) se reuniram na tarde de ontem com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em Brasília. No cardápio do encontro um prato bastante convidativo “fritada de Leitão” e de sobremesa a liberação de recursos para a Paraíba.

Anselmo veta Inaldo Leitão


O secretário de Articulação Governamental do governo do Estado, Anselmo Castilho, declarou ontem ser contra a cessão do procurador Inaldo Leitão, ex-deputado federal, para assumir uma assessoria no Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República. O motivo do petista seria o fato de Inaldo Leitão ser aliado do prefeito Ricardo Coutinho, fazer oposição ao governador José Maranhão e apoiar a candidatura do presidenciável José Serra. Inaldo Leitão jura que não apoia José Serra, mas o nome indicado pelo PSB que pode ser os presidenciáveis Ciro Gomes (PSB) ou Dilma Rousseff (PT).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

José Maranhão do bem

Causou espanto ontem a informação da secretária dos Democratas de que José Maranhão esperava na sede do partido para ser recebido pelo deputado federal Efraim Filho (DEM). Como não vi o governador por lá, já que também esperava uma entrevista com Efraim Filho esperei ser atendido. Ao ser recebido questionei “deputado o senhor irá receber o governador José Maranhão? Efraim sorriu e disse que sim, mas é o José Maranhão do bem, apresentando o ex-prefeito de Borborema também chamado de José Maranhão. Então tá!

DEM vai descer do muro

“Nós não podemos ficar reféns da indecisão do PSDB sobre a estratégia das eleições do próximo ano”. A declaração foi dada ontem pelo deputado federal Efraim Filho (DEM) que confirmou que o Democrata estará realizando no próximo dia 14 de dezembro, às 9h, no Hotel Tambaú, convenção para decidir se o partido apoiará as candidaturas ao governo de Ricardo Coutinho (PSB) ou de Cícero Lucena (PSDB). Ontem na sede do partido os prefeitos e vereadores não escondiam o desejo de apoio ao pré-candidato socialista.

Prefeito socialista, mas nem tanto


O prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura (PSB), confirmou neste final de semana que votará em José Maranhão (PMDB) para o governo e no deputado estadual Carlos Batinga (PSC) para deputado estadual. No último sábado Deoclécio, Carlos Batinga e vereadores do PSB, PMDB, PSDB e DEM visitaram as obras de reforma do Hospital na cidade e de duas escolas estaduais no município. Mesmo integrante do partido do prefeito Ricardo Coutinho, Deoclécio mantem apoio ao governador peemedebista visando trazer mais investimentos para o município.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Luciano na fritura

“O PMDB é o maior partido da nossa coligação e por isso terá o candidato a governador do Estado e cabe ao PT fazer a indicação do candidato a vice governador”. A declaração foi dada ontem na Rede Paraíba Sat pelo vice-governador Luciano Cartaxo (PT) em resposta ao presidente do PMDB de João Pessoa, Benjamin Maranhão, que defendeu o nome do prefeito Veneziano (PMDB) como vice-candidato ao governo. Foi a resposta de Cartaxo a fritura de peemedebistas da "cozinha" de Maranhão.

Emendas e armas

A bancada federal paraibana apresentou um montante de R$ 1,2 bilhão em emendas individuais e de bancada dentro do Orçamento Geral da União-2010. As 18 emendas, sendo três de remanejamento e 15 de apropriação, serão apresentadas pelos coordenadores de bancada no dia 18 de dezembro na comissão da Orçamento e Finanças do Congresso na expectativa de aprovação de algo em torno de R$ 600 a R$ 800 milhões. A previsão otimista é do deputado federal Wilson Santiago (PMDB) que assim como os demais parlamentares usaram as emendas como armas importantes na conquista de prefeituras do Estado.

Agora é esperar...

O diretório municipal do PSB, em reunião na noite de ontem com mais de 200 filiados, aprovou resolução lançando a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao governo e a formação de uma amplia aliança para 2010 com os partidos que fazem oposição ao governo José Maranhão (PMDB). No PSB, a aliança com PSDB e DEM começa a ser digerida pelos filiados. A espera agora de Ricardo é pelo anuncio de apoio de Cássio e Efraim Morais. Aliás, tida com certa na legenda.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

De malas prontas

O vereador Jorge Camilo (PT) está de malas prontas para a secretaria de Transparência do município no lugar de Antônio Barbosa, que disputa o diretório municipal do PT. A ideia do grupo é garantir o apoio do suplente Nelson Lira a candidatura de Antônio Barbosa, o que de reboque aproximaria o PT da Capital ao projeto Ricardo Coutinho para as eleições 2010 e 2012.

Cortina de fumaça

A proposta de aproximação entre o PSB e o PMDB feita pelos deputados “maranhistas” e dissidentes do PSB foi vista com desconfiança pelos aliados do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). O chefe de gabinete da prefeitura Nonato Bandeira (PPS), o secretário de Esporte, Alexandre Urquiza (PSB), e o secretário de articulação política rechaçaram a tese de aproximação com o PMDB e a realização de pesquisas para definirem o candidato ao governo. No entendimento dos “ricardistas” a tese não tem fundamento principalmente por ser propagada por desafetos e por medo da força popular de Ricardo Coutinho.

Missão Impossível

Mas a posição orquestrada dos “Maranhistas” na verdade tenta passar para a opinião pública que o PMDB busca manter a aliança com o PSB e o intransigente nessa história é Ricardo Coutinho. A verdadeira busca de uma aproximação deveria partir de gestos do governador e não de palavras soltas de desafetos de Ricardo Coutinho. O que não interessa nem a Maranhão e nem a Ricardo que são candidatíssimos ao governo em 2010.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Democracia

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) anunciou ontem que irá apresentar projeto mudando o regimento da Casa e permitindo que os funcionários da Câmara Municipal de João Pessoa também votem na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Desse jeito companheira, o vereador Durval Ferreira se eternizará na presidência da casa, já que assina os contratos e contra cheques dos funcionários. E viva à reeleição!

PT optou por cargos

O deputado federal Luiz Couto, em pronunciamento na Câmara dos Deputados, comentou a sua derrota do Processo de Eleições Diretas do PT e não reconheceu a vitória do seu adversário no partido deputado Rodrigo Soares. Ele atribuiu sua derrota à interferência do Governo do Estado em prol de seu adversário, Rodrigo Soares e chegou a sugerir que o presidente eleito renuncie ao cargo. Mesmo admitindo que houve interferências do governo do Estado na eleição do PT entendo que Luiz Couto deveria acatar a decisão da maioria do partido. Se petistas preferiram cargos no governo a um novo projeto político para o Estado, paciência.

Nota

deputado federal Luiz Couto e apoiadores de sua candidatura à reeleição a presidente estadual do PT, vêm de público agradecer a todos os dirigentes e militantes petistas que não se curvaram e não se renderam ao poder econômico.

Queremos agradecer à massa de petistas que depositou 45% da votação na candidatura de Luiz Couto. Queremos agradecer aos que elegeram 71 delegados, no universo de 200, para o Congresso Estadual do partido, que em 2010 decidirá a nossa política de alianças.

Por outro lado, queremos manifestar nossa indignação diante dos fatos ocorridos no pleito, afirmando que não reconhecemos como legítimos os métodos utilizados e que conduziram o deputado estadual Rodrigo Soares à presidência do PT paraibano.

Pela primeira vez na história do PT, o PED, que foi criado com o intuito de democratizar as instâncias, foi desvirtuado por alguns companheiros de partido e teve claramente a interferência de forças externas ao PT, promovendo, assim, a reprodução eleitoral de um processo viciado, onde foram utilizados os meios mais repudiados pela sociedade, como a compra de votos, a cooptação de companheiros e a ingerência por parte de outra agremiação política.

Estamos coesos na luta pelo desenvolvimento de nosso Estado, onde continuaremos defendendo um projeto progressista para a Paraíba, de um novo modelo administrativo distanciado dos vícios das gestões ultrapassadas e conservadoras e reafirmando que “Uma Outra Paraíba é Possível”.

Continuaremos construindo o projeto do Governo Lula como modelo de uma gestão inclusiva, economicamente sustentável e democrática. Lutaremos para que os brasileiros e brasileiras continuem engajados nesse projeto de desenvolvimento humano, que vem mudando para melhor a vida de milhões de pessoas, com a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil, a companheira Dilma Rousseff.

domingo, 29 de novembro de 2009

Tucanos fogem do ninho

É grande a movimentação de prefeitos tucanos rumo as pré-candidaturas ao governo de José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB). O prefeito de Santa Terezinha, Davi Cordeiro de Oliveira (PSDB) participou do encontro do PSB na tarde do último sábado (28), em Patos. Após ter declarado recentemente apoio a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), Davi circulou no evento declarando após a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho ao governo. Ricardo e Davi tiveram uma conversa longa ao pé do ouvido.

Corra deputado, Corra...

Os deputados federais e estaduais eleitos pelo PSB que migraram para o PSC e PMDB estão fugindo dos oficiais da justiça eleitoral “como o diabo foge da cruz”. Os deputados federais Marcondes Gadelha (PSL) e Manoel Júnior (PMDB) não conseguiram ser citados na Câmara Federal e por aqui na Assembléia o “esconde esconde” foi grande. A trilha sonora dos parlamentares "infiéis" é do filme “Corra Lola Corra. Somente o deputado Guilherme Almeida (PSC) foi citado e encaminhou defesa para o TRE.

domingo, 22 de novembro de 2009

Bancada desunida

A bancada federal da Paraíba mais uma vez "bate cabeça" na elaboração das emendas de remanejamento. As três emendas que devem girar em torno de R$ 30 a R$ 40 milhões correm o risco de ter a assinatura da bancada. O motivo é político, já que o senador Cícero Lucena,cordenador de bancada no Senado, quer encaminhar uma emenda para região metropolitana de João Pessoa, uma para Campina Grande e outra para o Estado. A ideia é evitar que a emenda seja destinada ao prefeito Ricardo Coutinho. Se observarmos bem, quando as emendas não são direcionadas ou para o Governo do Estado ou para uma Prefeitura o recurso acaba não sendo liberado, como ocorreu no ano passado. Só quem perde com isso é o povo da Paraíba.

Campina deve decidir

A apuração parcial da eleição para a escolha do novo presidente estadual do PT em 101 cidades demonstra equilibrio entre o atual presidente Luiz Couto com 2450 votos e Rodrigo Soares com pouco mais de 2400. A apuração não chegou a João Pessoa e Campina Grande. A grande diferença pró-Rodrigo na Rainha da Borborema deverá ser decisiva para a consolidação da aliança do PT com o PMDB. A perspectiva de votantes em João Pessoa, pouco mais de 2 mil eleitores, foi bam abaixo do que esperava o grupo de Couto.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Saia Justa

A suplente de deputada estadual Nadja Palitot (PSB) passou por uma verdadeira “saia justa” na tarde de ontem na Assembléia Legislativa quando tentou a todo custo assumir o mandato com a nomeação do deputado Leonardo Gadelha (PSB) para a secretaria de infraestrutura do governo Maranhão. Ela foi impedida pelo deputado João Henrique (DEM), que presidia à sessão, que alegou que o pedido de licença de Leonardo sequer ter sido publicado no Diário do Legislativo. Com certeza esse final de semana será longo para Nadja, que teme alguma retaliação, até sua posse que deve acontecer na próxima terça-feira (29). Uma pergunta, será que se ela ficar no PSB terá legenda em 2010?

Cassação à vista

O suplente de deputado federal Bonifácio Rocha (PSB) entrou com pedido nesta quinta-feira (24), no TSE, para atuar na defesa de seus direitos como primeiro suplente, na ação de declaração de justa causa para desfiliação partidária movida pelo deputado federal Manoel Júnior, que tenta mudar de legenda driblando o principio da fidelidade partidária. Assim como o diretório estadual do PSB, o suplente quer o mandato do deputado federal Manoel Júnior. Bonifácio aposta na manutenção do princípio da fidelidade partidária e da não oficialização do PSR.

Garantia

O secretário de Transparência de João Pessoa, advogado Antônio Barbosa, garantiu que se for eleito para a presidência do PT de João Pessoa irá cumprir resolução do partido e deixar o cargo na prefeitura. Será que o presidente do PT de João Pessoa Anselmo Castilho não deveria ter feito o mesmo desde que assumiu o escritório de representação do governo do estado em Brasília.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Crise no ninho tucano

Quem vai ficar com a presidência do PSDB na Paraíba? Essa questão talvez seja o álibi perfeito para o rompimento político entre o ex-governador Cássio Cunha Lima e o presidente estadual do PSDB, senador Cícero Lucena. De um lado Cícero que fez um convite público a Cássio para assumir o partido, mas recuou com a visível aproximação dele com Ricardo Coutinho (PSB) e, do outro, Cássio que vislumbra na presidência do partido um palanque e uma forma de conduzir a política de alianças nas eleições 2010.
O estremecimento entre as duas principais lideranças tucanas pode levar Cássio a se filiar no PPS, partido aliado do prefeito Ricardo Coutinho. Bem, Cássio já recebeu “carta branca” do presidente nacional da legenda, Roberto Freire e do presidente estadual, José Bernardino. Esse é um caminho já trilhado por outros aliados de Cássio, como o suplente de deputado Ricardo Barbosa, o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, e o prefeito de Picuí, Buba Germano.

domingo, 20 de setembro de 2009

Prêmio de consolação

O senador Cícero Lucena recuou do convite que fez ao ex- governador Cássio Cunha Lima há quatro meses atrás para que assumisse a presidência estadual do PSDB. Na verdade, Cícero, atual presidente, teme que com o comando do PSDB nas mãos de Cássio sua candidatura seja rifada antes mesmo do mês de junho de 2010. Por isso, Cícero já criou um prêmio de consolação para o ex-governador: o de presidente de honra. Será que Cássio aceita?

Atestado de incompetência

Acertada a decisão do procurador geral de justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, de acionar a justiça para barrar a ameaça de greve de 15 prefeitos do Sertão do Estado. “Essa decisão é preocupante porque a população não pode ficar desassistida. Evidente que essa é uma situação em que os promotores de cada localidade dessas devem estar atentos para, em havendo esse tipo de atitude, entrarem com medida judicial contra os gestores, a fim de garantir que as prefeituras permaneçam abertas”, justificou Trigueiro.
No meu entendimento não há crise que justifique uma prefeitura fechar as portas, ao não ser que os prefeitos assinem um termo de incompetência entreguem o cargo para um gestor administrar.

Mais cadeiras

A Câmara Municipal de Santa Rita sairá dos atuais 11 para 19 vereadores caso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) seja aprovada esta semana, em segundo turno, pela Câmara Federal. Os suplentes que estão preparando os paletós e terninhos para assumir são Aurian Lima (PSB), Netinho e Fernanda (PMDB), Queiroga e Manoel da Usina (PR), Anésio Miranda e Finha (PTB) e Bastinho (PT). Se não houver questionamento jurídico os suplentes assumem ainda este ano.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Zé e Vené

O prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) foi saudado candidato a vice-governador na festa de aniversário do senador José Maranhão nesta terça-feira no clube Cabo Branco. Quem não deve ter gostado muito foi o atual vice-governador Luciano Cartaxo (PT) que observava as saudações dos convidados a Veneziano. Quando questionado se seria mesmo candidato a vice em 2010, como cortejou o próprio Maranhão, Vené desconversa: “estarei colaborando com o projeto político do PMDB seja na chapa majoritária ou na prefeitura de Campina Grande”. Pelo jeito o nome da dupla "Zé e Luciano" pode mudar no próximo ano para "Zé e Vené".

Comoção

Veneziano classificou como constrangedora a situação vivida pelo senador e pré-candidato ao governo pelo PSDB, Cícero Lucena, diante das dúvidas que imperam em torno da viabilidade da sua candidatura. “Deve ser constrangedor e doloroso para Cícero ouvir declarações de deputados tucanos ligados a Cássio desqualificando a sua candidatura”, ressaltou em tom de comoção.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Golpe à Vista

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), dá sinais que poderá recuar da tentativa de antecipação da eleição da mesa diretora da Casa Napoleão Laureano. No final de semana, Durval se reuniu com vereadores e teria até definido a mesa mantendo a formação atual, rifando apenas o 2 secretário Geraldo Amorim (PDT), que não comunga com a idéia do atual presidente.
Mas o prefeito Ricardo Coutinho parece ter chamado o feito à ordem reunindo nesta segunda (14) a bancada e se colocando contrário a antecipação da eleição como forma de garantir a unidade do grupo. Qualquer mudança no regimento para antecipar uma eleição prevista apenas para 2010 cheira a golpe.

Assim não fico

O presidente estadual do PT, deputado federal Luiz Couto, deixou claro nesta segunda-feira (14), que não continuará apoiando a candidatura ao governo de Ricardo Coutinho (PSB) se receber o apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do senador Efraim Morais (DEM). Uma aliança de Luiz Couto a grupos de “direita” seria um “tiro no pé” no seu projeto de reeleição à presidência do PT. Afinal seu discurso ideológico e de combate as oligarquias cairia por terra.

sábado, 12 de setembro de 2009

Republicanos com Cícero

Após algumas baixas de lideranças tucanas e democratas, o senador Cícero Lucena (PSDB) recebeu uma boa notícia neste sábado (12). Em um almoço que ofereceu para lideranças políticas em sua residência no Bessa, o deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual do PR, declarou apoio a pré-candidatura de Cícero ao governo do Estado. Para quem não se lembra recentemente Wellington ensaiou um namoro com a pré-candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB).

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Chá de Sumiço

Alguns deputados "cassistas" tomaram "chá de sumiço" da Assembléia Legislativa da Paraíba. Manoel Ludgério (PDT), Romero Rodrigues (PSDB) e Dunga Junior (PTB) não apareceram nas últimas sessões. Na certa estão na região da Borborema confabulando com Cássio sobre a estratégia do grupo para as eleições 2010.

Nova Legenda

O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) admitiu nesta sexta-feira (11) a hipótese do ex-governador Cássio Cunha Lima deixar o ninho tucano e se abrigar em alguma legenda simpática a pré-candidatura a governador do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), a exemplo do PPS, PTB e PP. É cada vez mais visível o distanciamento entre Cássio e o senador tucano Cícero Lucena.

Disputa antecipada

O vereador Bira Pereira (PSB) classificou como “descabida” a articulação do atual presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP) no sentido de antecipar a eleição da mesa diretora da casa que, segundo o regimento, deveria acontecer em dezembro de 2010. O presidente da Câmara Durval Ferreira foi eleito em janeiro deste ano e ainda teria que cumprir 1 ano e três meses de mandato. Para Bira, a antecipação da eleição é uma coisa descabida por ferir frontalmente o regimento interno e tirar o foco dos vereadores na tarefa de resolver os reais problemas da população e da cidade.