domingo, 30 de maio de 2010

Retrato eleitoral

A pesquisa Ibope/TV Cabo Branco divulgada neste final de semana fez um raio X da corrida pelo Palácio da Redenção. O atual governador José Maranhão (PMDB) abre uma boa vantegem de 12 pontos frente o seu principal concorrente o ex-prefeito Ricardo Coutinho.

É bem verdade que a pesquisa é apenas um retrato de momento. Mas a constatação de que José Maranhão está dez pontos na frente em João Pessoa, é sintomática.Dois fatores são relevantes para isso o primeiro a intensificação das obras na capital e uma mídia sistemática de obras como a urbanização do Bessa. O segundo fator é a adesão dos ciceristas e outros vereadores que abandonaram a oposição.

É momento da oposição rever sua estratégia eleitoral, primeiramente é preciso virar os olhos para João Pessoa e uma alternativa para isso é turbinar a gestão do prefeito Luciano Agra que diminuiu o ritmo de obras e de mídia e perdeu apoios na Câmara. Depois minimizar as perdas que Ricardo teve dos votos de opinião em João Pessoa devido a aliança com Cássio e Efraim Morais.

Ganhar em João Pessoa e manter a vantagem em Campina Grande é um primeiro passo para aumentar a espectativa de poder de Ricardo Coutinho que hoje não utrapassa a casa dos 25% contra os 50% de Maranhão. Resultado do poder da caneta para angariar apoios políticos.Até o dia 30 de junho a guerra será iniciada e ai com os exércitos formados, e em tese mais equilíbrio na propaganda eleitoral e cobertura jornalistica,
será possivel ter um diagnóstico mais preciso. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário