sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pesquisa revela vantagem de 16% pré-Maranhão


O atual governador José Maranhão (PMDB) venceria o primeiro turno com 48% das intenções de votos, abrindo uma diferença de 16% em relação a Ricardo Coutinho (PSB), que obteve 32% . Os percentuais da pesquisa Ibope revelam que Maranhão manteve o mesmo percentual da pesquisa, mas Ricardo perdeu 4%.

Por região, Ricardo Coutinho vence em João Pessoa com 39% e Maranhão 36%, em Campina Grande Ricardo obteve 42% e José Maranhão 38%. O resultado mostra que Ricardo virou em João Pessoa, mas a diferença entre Maranhão em Campina diminuiu. Nas outras regiões do Estado (Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão) José Maranhão obteve vantagens consideráveis. Na Zona da Mata, Maranhão obteve 52% das intenções contra 29% de Ricardo Coutinho. No Agreste, o atual governador tem 46% das intenções de votos, contra 32% do ex-prefeito de João Pessoa. Na Borborema, Maranhão registrou 52% e Ricardo Coutinho 31%. E no Sertão, Maranhão tem 57% das intenções de voto, contra 24% de Ricardo Coutinho.

(Veja a comparação no gráfico com a última pesquisa).
Fonte Paraíba 1

DEM e PT?



A presença do candidato a senador Efraim Morais (DEM) na passeata das mulheres em apoio a Dilma e Ricardo Coutinho causou estranheza. Afinal, não soa eticamente responsável o senador Democrata, que se destacou pelas críticas ao governo Lula, caminhar num ato Pró-Dilma. A direção nacional do PSDB e do DEM não ficarão nada satisfeitos com a posição de Efraim

Couto apóia Vitalzinho

O deputado federal Luiz Couto (PT) finalmente definiu o seu candidato a Senador. Ele anunciou apoio ao deputado federal Vitalzinho (PMDB) na noite desta sexta-feira durante inauguração do seu comitê de campanha em João Pessoa. Perguntado sobre o segundo voto para o senado, Couto saiu pela tangente e disse que vai dialogar com seu grupo político antes da definição.

Peças no jogo

Outras figuras que não entraram na disputa deste ano como o prefeito Luciano Agra, o vereador Bira (PSB), o senador Cícero Lucena (PSDB) e o vereador Durval Ferreira (PP) também são cotados como possíveis candidatos a prefeito.

Candidatos do futuro

A campanha deste ano poderá servir de trampolim para alguns políticos candidatos a prefeito em 2012 em João Pessoa e Campina Grande. Na Capital os possíveis "prefeitáveis" são os candidatos a deputado federal Luiz Couto ou Rodrigo Soares pelo PT, Manoel Júnior (PMDB), Ruy Carneiro (PSDB). Já em Campina devem disputar a prefeitura o candidato a deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) e a candidata a estadual Daniella Ribeiro (PP)

Base em João Pessoa


Alexandre Urquiza (PSB) anda animado com o apoio dos vereadores de João Pessoa, Bira, Zezinho do Botafogo e Sandra Marrocos a sua candidatura a deputado estadual. Os vereadores, junto com o prefeito Luciano Agra e com o candidato a governador Ricardo Coutinho, prestigiaram a inauguração do comitê de Urquiza em Jaguaribe na última terça-feira (26).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Flagrante de distribuição de combustíveis




A coordenação jurídica da Coligação Uma Nova Paraíba - PSB, PSDB, DEM, PPS, PDT, PRP, PV, PTN e PTC – estuda entrar com uma ação de suposto abuso de poder econômico contra o atual governador do Estado. A iniciativa tem como base a divulgação de fotos pela imprensa de uma suposta distribuição de ordens de combustível para o abastecimento de veículos que participavam de uma carreata promovida pelo PMDB, no município do Conde, Litoral Sul do Estado.

As imagens estariam mostrando cabos eleitorais vestidos com camisas vermelhas e com adesivos do candidato à reeleição afixados em suas roupas, com blocos de notas em mão, organizando os veículos que formavam fila no posto de combustível Paraíso, localizado na entrada da praia de Jacumã. A até o prefeito do Conde, Aluísio Régis (PMDB) estava no posto onde acontecia o abastecimento de carros que participavam da carreata.

Nas fotos apareceriam ainda um policial fardado abastecendo um automóvel, enquanto outro policial e um agente de trânsito organizam o fluxo de veículos no posto de combustível onde o abstecimento era realizado. Populares ligaram para o TRE, mas os fiscais não foram constatar a denúncia.

“As imagens mostram um possível flagrante de mais um caso de abuso de poder econômico do governo Maranhão III. Vamos pedir que a Justiça Eleitoral investigue o fato para comprovar se essa seria mais uma tentativa do atual gestor de desequilibrar o pleito, usando a máquina pública a serviço da campanha eleitoral”, afirmou o coordenador jurídico da coligação, Ricardo Sérvulo.

Campanha de Maranhão começa por Mangabeira


‘Caminhada da União’ para Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira

A Avenida Josefa Taveira, principal via do bairro de Mangabeira, parou na manhã deste sábado (17). A ‘Caminhada da União’, que abriu oficialmente a campanha da Coligação ‘Paraíba Unida’ em João Pessoa. O governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, puxou o pelotão de frente acompanhado do candidato a vice-governador na chapa, deputado estadual Rodrigo Soares (PT), e os postulantes a uma vaga ao Senado, deputados federal Wilson Santiago e Vital do Rêgo Filho.

Maranhão, sempre junto aos candidatos da majoritária, entrou nas lojas, cumprimentou os comerciantes e recebeu o carinho da população durante toda a caminhada, que durou uma hora e meia, e seguiu até a metade da avenida, que tem aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão. “É um grande dia para nossa coligação”, declarou Maranhão, que não parou durante todo o percurso.

Os vereadores Marcus Vinícius (PSDB), Dinho (PRP), João dos Santos ( e Tavinho Santos (PTB), prestigiaram a caminhada em uma demonstração de apoio ao projeto de reeleição do governador. Candidatos a deputados pela proporcional, a exemplo de Cláudio Lucena, sobrinho do senador Cícero Lucena, Gervásio Maia Filho, Olenka Maranhão, Expedito Pereira e Benjamin Maranhão participaram da festa


Fonte: Assessoria

sábado, 17 de julho de 2010

Diploma de Jornalista avança no Brasil, mas é arquivado na PB


Estamos avançando nacionalmente na luta pela volta do diploma do jornalista.
Infelizmente uma proposta semelhante a PEC 386 foi apresentada pelo deputado Carlos Batinga na Assembleia Legislativa da Paraíba e foi arquivada pelo relator da matéria, deputado Jeová Campos, que alegou inconstitucionalidade.

O mais estranho é que as Assembleias do Rio Grande do Sul e Ceará, por exemplo, aprovaram leis semelhantes exigindo o diploma de jornalista no serviço público que já foram promulgadas. No município de Belo Horizonte também já é lei. Esse ato de Jeová contra os jornalistas precisa ser melhor explicado, até porque mesmo votando contra o diploma na Paraíba o parlamentar distribui release defendendo o diploma. Um verdadeiro contrassenso. Bem, mas a hora é se mobilizar pela a aprovação da PEC 386/09 na Câmara dos Deputados. A previsão é que vá para a pauta no inicio de agosto.

Diploma Já!

Política e Justiça

A judicialização da política reflete neste período eleitoral no excesso de pedidos de impugnação de candidatos a cargos eletivos. A inércia dos nossos deputados em implementar uma ampla reforma política contribuiu para isso. Somente o Ministério Público Eleitoral da Paraíba impetrou 97 pedidos de impugnação, apenas dois deles enquadrados nos critérios da Lei "Ficha Limpa". Os demais por falta de quitação eleitoral, contas reprovadas, improbidade administrativas, falta de filiação e pelo menos uma dezena de equivocos do Ministério Público.

A sociedade espera uma resposta positiva da justiça eleitoral que terá que atuar como uma peneira retendo a intenção dos políticos condenados por crimes contra a administração pública, mas espera acima de tudo um julgamento dos casos de forma independente e dentro dos ditames da lei. Sem subterfúgios e favorecimentos a A ou B. As eleições não podem virar uma batalha jurídica, em detrimento do direito do cidadão escolher livrimente os seus representantes. Mas escolher no voto!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jingles nas ruas

Os jingles são indubitavelmente um importante instrumento para embalar as campanhas nas ruas e conquistar a simpatia dos eleitores. Quem já não se viu cantarolando uma música de campanha, seja da atual ou de passadas. Os candidatos a governador José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) já divulgaram os seus. Ricardo optou por um ritmo mais animado chamando a população a levantar as mãos e dar um grande salto para a Paraíba e Maranhão por um xote que diz que a Paraíba confia em quem sabe trabalhar. A única semelhança é que os dois citam o presidente Lula.

Confira no link
www.ricardo40.com.br
o site de José Maranhão ainda não está disponível.

WO

A coligação "Paraíba Unida" tentou impugnar praticamente toda a chapa de oposição na Justiça Eleitoral. O candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB) e a vice Rômulo Gouveia (PSDB) e um dos candidatos ao senado Cássio Cunha Lima (PSDB). Pelo jeito, Maranhão continua apostando na sua força na justiça paraibana e quer ganhar o jogo por WO.